NOSSA HISTORIA
A historia do SAAEMG teve início em 1977, quando a categoria dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte percebeu a necessidade de se organizar para garantir seus direitos. Em 26 de novembro daquele ano, realizaram uma Assembleia Geral Extraordinária para criar a Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Belo Horizonte (APAAE—BH). Em 1980, deram início ao processo de transformar a associação em sindicato e, em 8 de abril de 1981, o Ministério do Trabalho expediu a Carta
Sindical. Nesse período, a sede da APAAE-BH mudou da rua Tupis, 171, para a Rua Caetés, 530, (Edifício Cartacho, salas 1219 e 1220) onde permaneceu até fevereiro de 2000, quando foi inaugurada a atual sede no bairro Santa Tereza, a Rua Hermilo Alves, 335. Em menos de dois anos, em 21 de margo de 1983, o sindicato expandiu sua representação para todo o estado de Minas Gerais, passando a se chamar Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG). O SAAEMG estabeleceu escritorios regionais em varias cidades, como Juiz de Fora (1985), Governador Valadares (1988), Uberaba (1989), Uberlândia (1997), Barbacena e Montes Claros (2006), Poços de Caldas (2007), Varginha (2008) e Ipatinga (2008). Todos os critérios foram equipados para atender aos associados.
Em 2013, o SAAEMG deu origem a cinco novos sindicatos regionais (SAAE-SUL, SAAENE, SAAENORTE, SAAESEMG e SAAETIVI—AP), aproximando—se ainda mais dos trabalhadores e fortalecendo sua representação. Hoje o sindicato esta presente em 286 municípios, com diretorias regionais em Divinópolis, Patos de Minas e Sete Lagoas,
representando cerca de 20 mil trabalhadores.
Em seu 439 aniversario, em 8 de abril de 2024, o sindicato celebra inúmeras conquistas em prol dos Auxiliares de Administração Escolar, incluindo convênios médicos, planos de saúde, núcleo de Encaminhamento Profissional (NEP), Fundo de Amparo (FAA), bolsas de estudos e assistência jurídica. Desde que assumiu o sindicato, a atual diretoria trabalhou incessantemente para recuperar a credibilidade junto aos associados, ampliando os beneficios oferecidos, promovendo novamente eventos como a Copa SAAEMG de Futsal e a Corrida de Rua, além de defender os direitos dos trabalhadores da categoria.
Outras iniciativas incluem a criação do Departamento de saúde e Esporte que retorna com os atendimentos em consultórios médicos e odontológicos na sede do SAAEMG e do Departamento dos Aposentados, proporcionando integração social, cultural e de Iazer para os aposentados. Além disso, a diretoria atual busca restabelecer atendimentos médicos e odontológicos gratuitos nas regionais, providenciando todos os recursos necessários conforme as exigências regulatórias.
Juntos somos mais fortes!
Somos trabalhadores, somos educadores!